julho 08 2021 0Comentário

Customização de apartamentos, o que é e como funciona

Atualmente estamos a procura de novas tendências, de inovação, de criatividade e de experiências exclusivas para fazer com que queiramos que nosso lar reflita o quem somos. Pensando nisso, os arquitetos e designers de interiores buscam pela oportunidade de customização de ambientes a fim de poder adaptar o ambiente, baseado na necessidade, no estilo de vida e nos gostos de cada cliente, tornando o apartamento em um lugar único.

O que é a customização?

Quando falamos de customização imobiliária não estamos apenas falando apenas de decoração interna, como vasos, quadros e artigos decorativos, de mobiliários, de mudar uma cor da parede, ou colocar luminárias, mas sim de mudanças que podem ser maiores, como por exemplo remover uma parede, transformar completamente um cômodo, mudanças nos gesso, troca de pisos, alteração no tipo de porta, entre outros pontos.

Como funciona?

Quando você opta por adquirir o apartamento na planta, e tem a intenção de fazer modificações que fogem do padrão passado pela construtora, você pode contratar um arquiteto ou engenheiro para elaborar um projeto com o ambiente que mais se adeque com o seu estilo e com o que você idealiza.

Feito isso o arquiteto repassa para a construtora que fica encarregado de avaliar as alterações, calcular o valor necessário para investir e executa essas mudanças de acordo.

O que preciso investir?

Toda vez que se fala em mudanças no apartamento, como a retirada de piso ou a quebra de uma parede, logo pensamos no investimento para termos essas adaptações. Para apartamentos que ainda estão em construção, pode ser que o valor seja menor por possibilitar alterar antes que o processo esteja concluído. Por exemplo, se você pretende alterar a posição ou remover uma parede, o ideal seria falar com a construtora para fazer de acordo com o desejado antes da parede já estar no lugar pelo projeto padrão. Uma mudança após o a parede estar no lugar gera retrabalho, e assim, maior o investimento.

Isso não quer dizer que seja ruim fazer em apartamentos que já estejam prontos, porém o investimento é maior devido a todo o processo de alteração de itens foram feitos de acordo com o padrão da obra. O importante é você se sentir à vontade em seu lar, então vale a pena o investimento.

Qual o momento certo?

Uma excelente maneira de ter o valor final menor é pedir para a construtora um cronograma de execução de obra. Assim, o seu arquiteto pode se planejar e entregar todos os projetos e detalhamentos de forma a executar o necessário apenas uma vez, evitando o retrabalho. A necessidade de se fazer alterações após boa parte do apartamento estiver concluído faz com que possa gerar custos extras e que poderiam ser evitados, ou até mesmo gere algum atraso na entrega na entrega do seu apartamento.

Sendo assim, a melhor maneira de se ter o seu apartamento do seu jeito, que não gere desperdícios, custos extras ou algum atraso no cronograma é sempre ter em mente o planejamento das etapas da obra, juntamente com um bom projeto.

Pense nas suas necessidades!

Por exemplo, digamos que você comprou um apartamento de 3 dormitórios e possui apenas um filho, e gostaria muito de ter um espaço para poder se arrumar de manhã, de maneira mais confortável. Uma ideia seria transformar um dos quartos em um closet, assim a sua suíte vira uma suíte master. Ou então, suponhamos que você seja uma pessoa que não goste de fazer churrasco em casa e não vê a necessidade de ter uma churrasqueira no seu apartamento, você pode optar por pedir que a churrasqueira não seja feita.

________

E ai, gostaram das dicas?

Deixe seu lar ainda mais a sua cara.

E não esqueça de comentar, compartilhar e consumir nossos outros conteúdos. Até mais!

vitor

Envie um comentário