dezembro 09 2021 0Comentário

5 Vantagens da Energia Solar Condominial

O Brasil investe e utiliza energia renovável há anos, contudo notamos isso quando falamos a nível de nação, em amplitude de energia nacional. Nos últimos anos a procura pela geração de energia limpa e sustentável, por diversos motivos, ampliou de maneira surpreendente.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2019 a energia solar no Brasil aumentou em 191%, e no primeiro semestre de 2021 aumentou em mais 44,3% (142.199 novas adesões) comparado ao primeiro semestre de 2020 (98.502 novas mini-usinas). Esse aumento, ainda mais em 2021, se deu pela alta nas contas de luz, motivo que fez muitos brasileiros repensarem sobre o consumo e geração de energia.

Com a alta procura de energia solar fotovoltaica, uma das questões que surgiram foi: Vale a pena ter energia solar em condomínio?

Para responder, separamos 5 razões que mostram as vantagens da instalação ao condomínio e aos condôminos, além de explicar um pouco sobre ela.


Como funciona a energia solar

O primeiro de tudo é a instalação. As placas solares são instaladas para captar a energia solar e converter em energia elétrica. Elas devem ter uma inclinação ideal de acordo com a posição do sol para ter a melhor captação possível. Assim como serem viradas para o norte a fim de ter insolação durante o dia inteiro e que não haja sombras. Em condomínios costuma no telhado no topo do prédio, mas podem ser também colocados em terraços e nas paredes caixa d’água. Neste último caso, a eficiência é menor.

A energia solar, dependendo da quantidade de placas instaladas, podem não só suprir a demanda de energia, como até sobrar. Caso sobre a energia pode ser devolvida à rede e retornar em créditos ao gerador da energia. Para saber a quantidade de placas a serem instaladas é necessária uma avaliação com engenheiros ou empresas da área. Devida essa geração, o investimento costuma se pagar de 5 a 10 anos, pois a economia começa já ao instalar as placas.

Vantagens

Economia

Bom, já que tocamos nesse assunto, vamos iniciar por ele. A economia é um dos principais pontos que chamam a atenção na energia solar. Como dito, o investimento se paga em médio e longo prazo, valendo principalmente a locais com alto consumo. Quando se trata de condomínios, a energia pode suprir a demanda em partes ou completa do condomínio, ou ser dividido entre os condôminos para diminuir suas contas de luz individualmente.

Em entrevista à CNN, Rodrigo Sauaia, Diretor-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), afirmou:

“É uma fonte muito democrática, que inverte a lógica. O consumidor vira gerador e se protege dos aumentos das bandeiras de escassez, porque não demanda grandes projetos, como termelétricas e biomassa

Não pagarei nada mais, então?

Pagará apenas a taxa mínima da concessionária de energia e a taxa de iluminação da rua. Já o resto do consumo é retirado das placas.”

Sustentabilidade

A energia solar é 100% limpa, logo, além da economia também é um investimento verde. É uma geração de energia sem gases ou outros materiais poluentes. A demanda por energia limpa se faz cada vez mais necessária no cenário atual das mudanças climáticas e pelo comportamento dos novos consumidores, que buscam por posicionamentos mais responsáveis ambientalmente. Muitas vezes, para reforçar a postura verde, a energia solar é uma das ações aplicadas nos planos de sustentabilidade dos condomínios. Como forma de incentivar a geração de energia pelo sol, alguns municípios tem desconto no IPTU pago anualmente.

Valorização

É comum quem compre imóveis já com a intenção futura de vender. E mesmo que não seja a ideia, caso se coloque a venda, a energia solar é um forte atrativo de mercado, justamente por sua economia e sustentabilidade. Nessa procura, a valorização do imóvel pode aumentar de 3% à 10% variando de região para região. Por vez, os painéis solares são ótimos investimentos aos que pensam em vender seus imóveis, com retorno certo a longo prazo.

Facilidade de Financiamento

O investimento e suporte às energias sustentáveis vem crescendo ao redor do mundo. Os países trabalham para que a população consiga se adaptar e aos poucos migrar para a geração de energia limpa.

O Brasil também faz esse trabalho criando formas de facilitar o acesso da energia solar ao público além das grandes empresas. Com isso, bancos e cooperativas possuem financiamentos para facilitar esse acesso e garantir parcelas que se adequam à realidade do cliente, sendo viável à condomínios investirem nesse tipo de energia.

Por exemplo: as parcelas podem chegar a ter o valor mensal da conta de energia comum já gasto. Assim, após o período do parcelamento, você pagou o mesmo valor da energia comum, mas tem placas de energia solar. Estas placas então gerarão a sua economia e trarão os benefícios a partir desse período.

Investimento em Bem Estar

Um ponto que sempre gostamos de falar é sobre bem-estar. Viver bem no local que escolhemos como lar. A energia solar é uma fonte de energia que vem crescendo, não só em procura, mas na conscientização de muitos consumidores que procuram ter um posicionamento verde.

Além da aplicação da energia captada poder suprir demandas como aquecimento de piscinas, elevadores, iluminação geral do condomínio, e até carregamento de carro elétrico. A economia gerada ao condomínio ajuda principalmente ao bolso. Facilitando aos moradores pensar em novos investimentos para onde moram, e trabalhar em conjunto na ampliação do bem-estar em seu condomínio.


Nossos empreendimentos com Energia Solar

Um dos nossos valores é a sustentabilidade. Por este motivo, os nossos novos empreendimentos já são entregues com energia solar instalada para o condomínio. Conheça um pouco mais sobre eles e saiba a Diferença que Realizamos.

Torre Siena

Torre di Trento

Torre Florença


________

Gostaram do artigo? Ficaram com alguma dúvida? Entre em contato pelos comentários. Adoraremos ajudar.

Até a próxima!

vitor

Envie um comentário