Treze Incorporadora

logo-treze1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 Pontos Importantes sobre Automação Condominial

Posts recentes:

Está gostando do conteúdo?

inscreva-se para ficar sabendo das novidades!

Quando pensamos em automação, rapidamente vem na cabeça por chamar a Alexa para acender a luz ou tocar a playlist de músicas favoritas. Ter uma casa inteligente está mais acessível atualmente e esta tecnologia pode ser usada no condomínio a fim de garantir mais qualidade de vida, economia e maior segurança para os moradores.

A Automação Condominial permite o monitoramento e o controle do condomínio de forma mais eficiente, facilitando para a administradora e o síndico. Neste texto vamos falar um pouco de quais as funções que podem ser automatizadas de forma a auxiliar nas partes coletivas do empreendimento.

Câmeras de Segurança Eletrônicas

Hoje já é possível encontrar uma gama muito grande de câmeras de segurança, as quais não apenas filmam o local, mas tem outras funções atreladas. Como é o exemplo das câmeras que conseguem monitorar esquecimento ou retirada de objetos de determinados locais, ou ainda a cerca virtual, a qual você pode traçar linhas nas câmeras para monitorar determinados fluxo de pessoas, se o carro foi estacionado onde não deveria, se houve intrusão ao condomínio e muitas outras características que são permitidas pelo sistema.

Sistema de Interfonia Integrada

Algumas empresas fornecem interfones que possuem muito mais funções que só abrir uma porta, como por exemplo:

  • O síndico poder enviar recados privados e/ou moradores um ao outro;
  • Os condôminos podem fazer vídeo chamadas entre os apartamentos;
  • Interfone conectado diretamente no seu celular, isso quer dizer que, mesmo não estando em casa, você consegue acessar se alguém interfonou em algum determinado horário que você não estava em casa;
  • Tirar foto das pessoas que apertam o seu interfone, e essa foto ir direto para o seu celular;

Sistema de Segurança

Uma preocupação de todos é a nossa segurança e da nossa família e, assim, as empresas tem criado sistemas de maneira que possam ser mais eficazes e práticas.

Com isso já é bastante comum sistemas de segurança remoto, onde se tem porteiro 24H por dia controlando a entrada e saída de pessoas, mas tudo a distância, evitando assim que o porteiro seja rendido por um bandido. Junto à isso, pode-se ter uma redução significativa no valor do condomínio, pois estas empresas conseguem ter uma pessoa controlando mais de um cliente ao mesmo tempo, fazendo com que o condomínio não necessite contratar um porteiro para isso.

Além do monitoramento remoto, pode-se implementar o Sistema de Clausura, que funciona com duas portas, onde após a liberação da primeira porta, enquanto esta não estiver a fechada, a segunda não abre. Pode-se incrementar esse sistema com a colocação de identificador facial para saber quem está subindo no prédio.

Utilização de Áreas Comuns

Nas áreas comuns do prédio, além dos sensores de presença para iluminação, pode-se programar as lâmpadas a fim de funcionarem com iluminação diferenciada ao longo do dia, o que pode economizar em conta de luz para o prédio.

Existem sistemas que permitem criar um QR code a ser disponibilizado aos convidados de uma festa por um determinado período e assim estes podem acessar o prédio sem que seja necessário que alguém atenda o interfone.

O controle de acesso biométrico em locais como academia, sala de jogos e outras áreas de lazer pode ser utilizado para evitar que pessoas não autorizadas utilizem o local de forma indevida ou em grande quantidade, pois assim se tem o controle exato das pessoas que frequentaram esses locais.

Segurança Digital

Em todos os casos, principalmente nos relacionados à segurança, é muito importante saber sobre a empresa contratada e o que ela pode reter de informação dos moradores, assim como para quem ela pode disponibilizar essas informações. Capturar a foto do rosto de uma pessoa que entra no prédio, por exemplo, pode ser usado como prova para ações judiciais, e assim não podem ser vazados ou disponibilizados a qualquer pessoa. No Brasil, existem regras para geração, controle e uso dessas informações pessoais. Assim, recomenda-se saber como a empresa de segurança irá trabalhar com esses dados.

________

Além dessas, existem muitas outras inovações voltadas a automação condominial. Cada vez mais temos que utilizar as novas tecnologias a nosso favor, não só pela comodidade, mas também em prol da nossa segurança.

Se gostou do conteúdo nas esqueça de deixar seu comentário, curtir compartilhar, ou se tiver alguma dúvida entrar em contato por um dos nossos sistemas de comunicação. 

Rolar para cima