setembro 26 2022 0Comentário

3 maneiras de impedir o retorno de fumaça pela chaminé

O churrasco é um dos pratos mais tradicionais para o brasileiro. E a churrasqueira um item que faz parte da cultura, seja em casas ou apartamentos. Principalmente no sul do país.

Porém, quem vai para apartamento pode se deparar com algumas situações relacionados a sua churrasqueira. Além do mais, algumas vezes o problema não é apenas dentro de seu imóvel, mas também com seus vizinhos. Problemas devem ser evitados, e por isso nesse artigo vamos mostrar como ter a sua churrasqueira sem se preocupar com o retorno de fumaça!

1. Damper ou Dumper

Já ouviu falar em Damper para churrasqueiras? Pois é. Essa pequena portinha, com mecanismo prático, entre a churrasqueira e a chaminé ajuda muito.

Seu funcionamento é básico, se mantém aberto na hora de assar e, após o uso, ela é fechada, impedindo o retorno da fumaça. Além disso, devido ao melhor controle do fluxo da fumaça, o Damper ajuda a melhorar o rendimento de sua churrasqueira.

Existem modelos mais automatizados, e outros manuais, vai da preferência de quem usa. O importante é que ele fique sempre fechado quando não se está utilizando a churrasqueira para que seja eficaz.

2. Exaustor

Nesse caso, colocado no topo do prédio, o exaustor tem a função de puxar a fumaça para fora do duto da chaminé. A recomendação por alguns especialistas é que se instale um exaustor para toda a chaminé e não apenas para uso individual. Isso porque o exaustor no topo da chaminé retira o ar de dentro do duto, fazendo uma pressão negativa no local e puxando toda a fumaça liberada para lá. Quando é colocado um exaustor individual, este apenas joga a fumaça para dentro do duto, não eliminando-a de dentro do edifício. Então a fumaça pode ainda aparecer em outros apartamentos.

Em prédios, o sistema costuma funcionar com um conjunto de churrasqueiras da mesma linhas de apartamentos, interligadas por chaminés secundárias. Nesse caso, o exaustor funciona para todas, sendo útil a quem está utilizando. Quando há a instalação de exaustor, faz-se a necessidade de também ter o damper em cada apartamento ou o exaustor poderá não funcionar adequadamente. Além de impedir o retorno da fumaça, impede que o cheiro seja dispersado, deixando o local mais arejado.

Existem algumas maneiras de ligar o exaustor no topo do prédio. Em condomínios com guarita e zelador, o botão de acionamento costuma ficar perto destes colaboradores para ligarem o exaustor. Em outros condomínios, o botão fica no corredor do andar, para então o próprio morador ligar quando for usar a churrasqueira. Como é o botão é apenas um acionador, o exaustor fica ligado por algumas horas até se desligar sozinho.

Um ponto importante sobre o exaustor e que precisa ser levado em consideração é o barulho que este faz ao ser ligado. Por ficar no topo da chaminé, os apartamentos que ficam perto podem ouvir o barulho do motor ou da vibração que este causa. Existem modelos com sistema antirruído, que ameniza muito este efeito.

3. Tampas de vedação

Outra forma muito comum são as tampas de vedação. Elas servem semelhante ao Damper, mas na boca da churrasqueira. Após o uso, a tampa veda a churrasqueira para que a fumaça não retorne. Essa acaba sendo uma alternativa mais barata e frequente, mas que já dá uma boa diferença.

Nesses casos, por ser uma alternativa mais aparente, é importante que seja pensado em algo que combine com o ambiente. Há tampas de madeira, alumínio, vidro… O fundamental é que vede bem para não retornar fumaça, e que mantenha o ambiente bonito e agradável.


Quando há os três, é tudo melhor

Claro, quem conseguir ter o “combo da churrasqueira” consegue garantir ainda mais um ambiente sem cheiro. Como dissemos, cada função dessa já diminui e muito este problema. A escolha de quais itens utilizar depende dos moradores e da construtora, que costuma entregar o sistema funcionando.


________

Mas e aí, ficou com vontade de assar aquela carne sem preocupação com fumaça e cheiros? Quer mais algumas dicas?

Deixe seu comentário! Vamos adorar ajudá-lo.

vitor

Envie um comentário